Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2007

A Epifania do Senhor

No passado Domingo a Igreja viveu o dia da Epifania do Senhor, que coincide com o dia em que os Reis visitaram o presépio de Belém.

Como muitos bem sabem, falar de epifania é o mesmo que falar de manifestação. Assim sendo, o grupo do crisma responsabilizou-se por terminar a caminhada da catequese deste Advento falando um pouco do dia da Epifania do Senhor.

 

Como Epifania = Manifestação, procurei reflectir, junto dos meus catequizandos, a questão: 

"O que mudou na minha vida depois de Deus, na pessoa de Jesus, se ter manifestado?"

 

Não consigo perceber muito bem porquê mas, como já me vou habituando, as resposta dadas foram poucas... o que é tipico de temas deste género (e volto a dizer... NÃO SEI BEM PORQUÊ!?). De qualquer modo, quem partilhou, foi bastante verdadeiro na resposta que deu. E por isso vou partilhar também com vocês...

 

- "Jesus trouxe o Amor e a Compreensão, para que possamos viver em harmonia uns com os outros;

- "Jesus mudou a forma de viver o verbo Amar.

Amar tão longe e tão profundamente.

Amar na simplicidade da vida como os Reis que abandonaram as suas riquezas vâs e seguiram rumo ao Amor. Talvez se fôssemos mais como eles, o mundo fosse melhor." 

 

É o testemunho de dois jovens que, apesar da dificuldade, conseguiram transmitir por palavras um pouco do que sentiam.

 

Para mim, procurar resposta a esta questão, faz-me lembrar logo outra:

 

                                       O que é SER Cristão?

 

Sim, só somos cristãos porque Jesus, o Cristo, se manifestou nas nossas vidas. A nossa Fé deve apoiar-se, tal como num banco, em quatro vertentes... a Oração, a Reflexão, o Convívio e a Missão. Sempre que falhar uma destas, então não estamos a ser verdadeiros Cristãos, pois um banco que foi feito para se aguentar em quatro pés, a partir do momento em que lhe falta um... ele cai.

 

Assim sendo, o Domingo da Epifania chama-nos à atenção para a importância desta quarta vertente... a Missão.

O evangelista Mateus relata o episódio dos Reis como Magos vindos de cada canto do mundo que seguiram a estrela e, chegados ao presépio de Belém, ofereceram tudo aquilo que tinham de melhor... ouro, incenso e mirra.

Este episódio mostra bem o quanto Deus se entrega a Todos... que Jesus nasceu para todos, pois não foram só os habitantes de Belém que O visitaram... pessoas de todo o mundo vieram vê-Lo.

 

Depois, reparem bem... quem é que os reis seguiram? A Estrela, ou seja a Luz. E quem é a LUZ DO MUNDO? É o próprio Jesus. Assim, podemos descobrir um pouco melhor o porquê da palavra Epifania... OS REIS SEGUIRAM A LUZ, pois Deus se manifestou neles... não é isso que ainda hoje acontece connosco?

 

Ainda nos dias de hoje, existem muitas pessoas a quem Jesus ainda não nasceu, a quem Jesus ainda não se manifestou. Existem outras que já ouviram falar Dele, mas que ainda não O conhecem. E existem outras que já ouviram falar Dele e que já O conhecem. Então o convite e proposta que é feita neste Domingo da Epifania, é que realmente Jesus nasça para TODOS, que se manifeste em TODOS.

Como Ele já nasceu, viveu, morreu e ressuscitou... é nosso dever, como Cristãos, levar Jesus a todos aqueles que ainda não O conhecem ou nunca ouviram falar Dele.

Muitos de nós Cristãos, já ouvimos falar de Jesus e já o conhecemos um pouco. Então para nós, Deus convida-nos a conhecer ainda mais Jesus, a viver do seu jeito, a viver mais profundamente o verbo AMAR.

 

Reparem como é belo... se procurarem um pouco na bíblia, verão como Deus é sempre o primeiro a ir ter com alguém. Depois esse alguém acolhe ou não a Sua palavra e muda ou não radicalmente a sua vida. Connosco é também um pouco assim... ninguém é Cristão por acaso. É-se Cristão porque Cristo se manifestou e se fez presente. Nós tornamo-nos Cristãos na medida em que acolhemos e vivemos Cristo.

 

Vamos ser então mediação de Deus uns para os outros, vamos crescer uns com os outros, partilhar as maravilhas que o Espírito Santo semeou em nós, vamos deixar crescer essas sementes e dar aos outros os seus frutos, pois SER CRISTÃO é isto... não basta "ir à missa", temos que fazer ACÇÃO DE GRAÇAS.

 

Que o Senhor nos ajude a acolher o Seu amor, a Sua Palavra, para que possamos ser manifestação de Cristo para TODOS. E termino com uma frase que também partilharam comigo...

 

"Jesus veio, vem e virá bastantes vezes... basta pararmos para olhar as tão escondidas manifestações de amor!"

 

publicado por vialucis às 09:20
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De Sara Simões a 19 de Janeiro de 2007 às 18:13
oix a todos os visitantes.... é só para informar que as fotos já estão online... qualquer coisa---->é só dizer ;)

abraços!!
De Pedro a 19 de Janeiro de 2007 às 20:58
Obrigado pela partilha. Continua a ajudar-nos a ver as Suas manifestações e a sermos também manifestação d'Ele para os outros.
Pedro
De joana a 31 de Janeiro de 2007 às 21:56
de facto este espaço é muito bom. Eu estou a tirar um curso de música sacra na escola diocesana de musica sacra de coimbra, no ultimo ano (4º).
quando entrei tinha 13aninhos e axo k n tinha bem noção de tudo o que aprenderia. Para além de musica temos a disciplina de liturgia durante 3anos, o que nos faz integrar muito mais todo o espírito e envolvimento na nossa crença, perceber o porquê de cada gesto nas celebrações, aprender a celebrar a nossa fé duma forma cada vez mais digna. Hoje sou uma pessoa completamente diferente, é o que sinto. Estou muito mais crente e mais ligada, tentando ter atitudes mais correctas a cada dia que passa. Ser cristão nem sempre é fácil, mas jamais deixará de ser compensador em todos os sentidos.
De vialucis a 1 de Fevereiro de 2007 às 15:54
O outro espaço que te sugeri ainda é melhor.

Realmente... ser cristão não é fácil. Temos que aprender a calar a certas coisas que simplesmente não gostamos de ouvir... e isto porque fazemos mais com o nosso silêncio do que com aquilo que poderemos dizer.

Sabes, não sei como seria se não tivesse conhecido Jesus. De qualquer modo, tenho a certeza que nunca viveria e sentiria as coisas que passam por mim todos os dias com tanta intensidade como as vivo hoje.

Olha obrigado por existires... nem sabes a felicadade que me dás ao te dares a conhecer desta maneira.

Boa sorte para tudo aquilo que vais viver e construir...
De joana a 31 de Janeiro de 2007 às 21:57
de facto este espaço é muito bom. Eu estou a tirar um curso de música sacra na escola diocesana de musica sacra de coimbra, no ultimo ano (4º).
quando entrei tinha 13aninhos e axo k n tinha bem noção de tudo o que aprenderia. Para além de musica temos a disciplina de liturgia durante 3anos, o que nos faz integrar muito mais todo o espírito e envolvimento na nossa crença, perceber o porquê de cada gesto nas celebrações, aprender a celebrar a nossa fé duma forma cada vez mais digna. Hoje sou uma pessoa completamente diferente, é o que sinto. Estou muito mais crente e mais ligada, tentando ter atitudes mais correctas a cada dia que passa. Ser cristão nem sempre é fácil, mas jamais deixará de ser compensador em todos os sentidos.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. A ÚLTIMA ceia de Jesus, a...

. Uma bonita História

. Um Grande Grupo de Amigos

. Roda da Amizade

. Mais uma QUARESMA

. O Resultado de uma campan...

. Referendo

. De volta

. A Epifania do Senhor

. Mais um ano...

.arquivos

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds